.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Cultura - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Artesanato em Lã de Garruchos

Grupo Mulheres Integradas de Garruchos


Artesanato em Lã de Garruchos

Artesanato em Lã de Garruchos.

Quem passou pelo Pavilhão da Agricultura Familiar durante a ExpoSão Luiz, realizada de 27/09 a 1º/10, em São Luiz Gonzaga, pode visualizar a diversidade e a qualidade do artesanato em lã desenvolvido na região missioneira. Com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e da Emater/RS-Ascar, o Grupo Mulheres Integradas de Garruchos demonstrou o resultado do trabalho realizado na comunidade de São José Velho.

 São elaboradas peças artesanais diversas, com destaque para o artesanato da lã oriunda da ovinocultura local, transformada num processo artesanal em palas, xergões, coletes, mantas e outras peças artesanais. São diversas as técnicas utilizadas para colocar a criatividade e as habilidades em práticas, entre elas, a tecelagem, tricô, macramê e feltragem, com fiação totalmente natural ou lã top.

 O grupo surgiu em 2009, a partir de um projeto desenvolvido com recursos da Endesa Cien e apoio da Prefeitura, resgatando e valorizando a identidade cultural missioneira. Desde então busca aperfeiçoamento nas áreas de artesanato em lã, costura e serigrafia e contam com o apoio da Emater/RS-Ascar nas ações associativas.

Com a organização em Associação, as artesãs ampliaram as possibilidades de comercialização e de geração de renda, fornecendo seu produto para diversos espaços, entre eles, a Barraca Missões.

Atualmente, a Emater/RS-Ascar estima que existam aproximadamente 7.500 cabeças de ovinos em Garruchos, sendo principalmente das raças Texel, Ideal e Corriedale. A principal finalidade desta criação é a produção de carne para consumo em pequenas propriedades e a venda da lã.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar- Regional Santa Rosa.

214 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Garruchos - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.