Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

Demonstração de poda e manejo de frutíferas é realizada em pomar escolar de Garruchos

Veja a matéria

Implantado com o propósito educativo, o pomar da Escola Municipal José Rodrigues, de Garruchos, foi o local escolhido para a realização de uma demonstração de método de poda e manejo de frutíferas, na última sexta-feira (12/08). Participaram da ação promovida pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura estudantes das turmas finais do Ensino Fundamental, professores, equipe diretiva, o prefeito Roland Schantz e a secretária municipal de Educação Verônica da Rosa Amarilho.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Ezequiel Pavelacki demonstrou como deve ser feita a poda de formação e condução de plantas frutíferas, buscando equilibrar a produção de frutas com o desenvolvimento vegetativo, o que proporciona a produção continuada de frutas todos os anos. “A atividade com escolares é prioritária visto o alcance que estas proporcionam e também o fomento da discussão sobre hábitos alimentares e aspectos ambientais inerentes à manutenção da atividade frutícola, mesmo que fortemente destinada ao consumo próprio das famílias”, destaca o extensionista.

O pomar foi implantado na escola em 2021, fim de proporcionar uma opção de diversificação para alimentação escolar, além de ser um espaço para a promoção de conhecimento e trocas de experiências na área de fruticultura. A extensionista Cassiana Marin Krebs destaca que com pomares implantados em duas escolas municipais de Garruchos, na Escola 21 de abril e também na Escola José Rodrigues, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar observa uma oportunidade para trabalhos com educação alimentar dos estudantes, bem como atividades voltadas à fruticultura, dialogando com agricultores e outras pessoas afeitas à produção de alimentos sobre aspectos técnicos na implantação de pomares domésticos e sua posterior condução e manejo.