A ESF 01 – Francisco Ojopi de Garruchos, montou um grupo de Controle ao Tabagismo – Deixando de Fumar Sem Mistério, para atender a população fumante que deseja deixar o vício da nicotina.

O grupo é designado a controlar/cessar o hábito/vicio de fumar. Ele está acontecendo através da ESF 01 localizada em Garruchos e conta com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, sendo eles: o Médico Felipe Zenkner, a Psicóloga Adriana Belline, o Farmacêutico Ronaldo Graizick e o Odontólogo Marcelo Beck que também é o coordenador do grupo.

De acordo com o Coordenador do grupo, Marcelo Beck e o Farmacêutico Rolando Graizick, esse é um grupo cognitivo comportamental que conta com o apoio do Ministério da Saúde, através de um Programa de Controle ao tabagismo, onde eles fornecem o material de trabalho, adesivos e as medicações. Eles explicaram ainda que  as reuniões tiveram inicio em novembro, onde foram feitas as inscrições de 15 pessoas. Após as inscrições ocorreram às triagens, onde estiveram presentes 11 pessoas. No primeiro encontro, estiveram presentes 09 pessoas e no segundo encontro 08 pessoas.

As reuniões acontecem todas as terças-feiras, no CRAS Bem Viver, o primeiro encontro, realizado no dia 29 de novembro, foi coordenado pelo Odontólogo Marcelo Beck que trouxe como tema “os malefícios do cigarro para a saúde, enfocando a saúde bucal”.  O segundo encontro aconteceu na última terça-feira, dia 06 dezembro, sendo coordenado pela Psicóloga Adriana Belline que abordou a dependência psicológica que o cigarro/fumo causa, a abstinência dos primeiros dias sem cigarro e algumas técnicas de relaxamento para melhorar a irritabilidade causada pela falta da nicotina.

O Coordenador e o farmacêutico explicaram ainda que, o grupo tem uma duração de aproximadamente 03 meses, que os medicamentos são distribuídos somente depois do 3º encontro e com orientação médica, que a presença em todos os encontros é obrigatória e que, todos os participantes se comprometeram a vir para o 3º encontro sem fumar.

Um novo grupo na cidade será formado, provavelmente, no mês de março de 2017 e que os interessados em se inscrever ou conhecer o programa podem procurar a equipe na ESF 01.