Na tarde de quinta-feira, dia 10 de novembro, a Escola Estadual de Educação Básica Evaristo Afonso de Castro (EAC), promoveu um evento com a presença da Coordenadora adjunta Tânia Teresinha Schorn Carpes da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, para diplomação dos alunos selecionados no Programa Crianças e Jovens do Rio Grande do Sul escrevendo Histórias.

De acordo com o site da Secretaria Estadual de Educação, O Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias" é a publicação anual de textos e produções artísticas, produzidos pelos alunos de Educação Infantil e de Anos/Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, incluindo a Educação Especial, as Escolas Abertas, os alunos da Fase, os Indígenas, as Classes Multisseriadas e de remanescentes de Quilombos. O Programa visa estimular a auto-expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na Escola.

O programa está na sua 24ª edição e trouxe como temática neste ano a Ação Local, Benefício Global com a seguinte frase tema: “As minhas ações refletem em mim e no outro e juntos mudamos o mundo”. Os textos e produções artísticas são selecionados pelas Escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria da Educação, através da Comissão Julgadora de cada segmento, que avalia os melhores trabalhos para publicação no livro.

A Coordenadora Adjunta Tânia Teresinha Schorn Carpes da 35ª CRE, em discurso, parabenizou a escola pelo número expressivo de alunos com trabalhos selecionados, bem como de professores orientadores, e elogiou também a Escola pela sua conservação e higiene, mostrando o quanto a direção da escola e os pais se preocupam com o bem estar dos alunos.

O evento contou com apresentações artísticas do Grupo de Danças Tradicionalistas e do Ballet da EAC. Após as apresentações houve o momento de diplomação dos 28 alunos, sendo eles: Joel Otaviano Borges Correa, Lihara Luzero Barcelos, Dimas Bellini Portela, Nicoly Barbosa Pereira, Sollangi Portela Marques, Felipe Borges Correa, Andrei Rodrigues Siqueira, Fabiulla Oliveira da Rosa, Henrique Nunes Miller, Larissa Borges Batista, Luis Adiel Soares Lima, Nicolas Joaquim Barbosa Pereira, Lorenzo Ponsi Fischer, Lilhan Luzero Barcelos, Juan Francisco Rosa de Souza, Eduarda Martinez dos Santos, Ryan Correa Colombo, Stefany Thauany Quaresma da Silva, Gabriela da Cruz Graizicki, Diego Juan Machado da Veiga, Lívia da Rosa Veiga, Karen da Silva Antunes, Bruna Pacheco Alves, Adriano Santiago, Vanessa Ramos Santiago, Stefany Santiago Heidmann, Iasmim Weber Soares e Mariana Santiago Martins. E das 10 professoras orientadoras, sendo elas: Marisa Rodrigues dos Santos, Vera Lucia dos Santos Barcelos, Bibiana Smolski, Rosana da Rosa Piltz, Juliete Pereira Ferretti, Mara Sonia da Rosa, Sonia Orizenco, Inajara Rodrigues Correa, Roselaura Soto Correa e Valdirene Wagner.

As histórias e os desenhos farão parte do livro da 24ª edição do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias". Após a diplomação todos os presentes participaram de uma confraternização organizada pela escola e os pais.